Um guia prático de metodologias ativas para educadores e facilitadores! Nesse eBook, as autoras Amanda Lopes e Sophia Leal, co-fundadoras da Numi, falam sobre 8 metodologias que colocam o aprendiz como protagonista do próprio aprendizado. A intenção é inspirar e apoiar facilitadores a conduzirem processos de aprendizagem mais engajadores, impactantes e transformadores.

Esse eBook é pra você?

Esse livro foi feito para pessoas inquietas. Para educadores que querem mais, que querem gerar mais impacto na vida dos seus alunos. Para pessoas que não querem passar pelo mundo sem ter deixado um legado. Esse eBook é para pessoas inconformadas que querem melhorar o mundo. É pra você que é facilitador, educador, gerente de equipe, treinador. Pra você que lida com pessoas e com vidas. Pra você que quer fazer a diferença. Se identificou? Esse livro é pra você.

O que você vai aprender nesse eBook?

Você vai aprender sobre 8 tipos de metodologias ativas e sobre Comunicação Não-Violenta, pra te apoiar no seu processo de facilitação. Falamos sobre o que é cada metodologia, como usar, quem usa, os objetivos de cada uma e referências pra você se aprofundar ainda mais. E esperamos que você aprenda um pouco mais sobre você, também!

4P's DA APRENDIZAGEM CRIATIVA

PENSAMENTO VISUAL

PROJECT-BASED LEARNING

GAMIFICAÇÃO

ESTRUTURAS LIBERTADORAS

PEER TO PEER INSTRUCTION

DESIGN THINKING

Não se trata de um jogo inserido num contexto, mas de usar elementos de jogos durante todo o processo. Uma metodologia que estimula a motivação, criatividade, colaboração, empatia, compartilhamento de ideias, e a resolução de problemas

Sobre controlar e soltar o controle na facilitação. As EL transformam longas conversas em conversas mais produtivas, distribuem melhor a participação do grupo, e apoiam a criar soluções e empoderar pessoas.

A famosa aprendizagem entre pares. Ela remove barreiras entre aluno e facilitador e entre os colegas de sala, horizontaliza o ensino, fixa melhor os conteúdos, dinamiza aulas massantes e engaja os participantes na aula.

DT é uma metodologia? Falamos sobre essa abordagem que trabalha a empatia, colaboração, foco na solução, a criação de criação de solução centrada no ser humano, desenvolve trabalhos em grupo e te ajuda a tirar ideias do papel.

 Uma metodologia que ajuda na internalização de conteúdo, criatividade, trabalho em equipe, e no desenvolvimento de soluções.

De quantos jeitos você pode comunicar uma ideia? No PV, é muito mais fácil compartilhar ideias, internalizar conteúdos, e estimular a criatividade.

A aprendizagem por projetos ou PBL funciona para incentivar a pesquisa, desenvolver habilidades sociais, o olhar sistêmico, pensamento crítico e o trabalho em equipe. 

ENSINO HÍBRIDO

COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA

Uma das metodologias que mais têm sido requisitada nos dias de hoje. Ela dá autonomia para os alunos, personaliza a aprendizagem, aproveita as habilidades do facilitador, maximiza a aprendizagem e desenvolve o pensamento crítico.

A CNV trabalha a comunicação assertiva e eficaz.  Na facilitação isso é essencial para a conexão com o participante e para promover um aprendizado ainda mais genuíno.

Esse eBook foi desenvolvido tanto para pessoas que querem aumentar o repertório de metodologias ativas, quanto para pessoas que já as conhecem e utilizam.

R$17,90

SOBRE NÓS

Amanda Lopes

Meu nome é Amanda Lopes e eu sou sócia-fundadora da Numi, escola de lifelong learning para educadores. Sou a parte prática da Numi. Gosto de testar e aprender empiricamente. Sou apaixonada por aprendizagem e acredito que conhecimento tem mesmo é que ser compartilhado.

Sophia Leal

Meu nome é Sophia Leal e eu sou sócia-fundadora da Numi também! Amo explorar meu potencial criativo e aprender coisas novas. Tenho experiência em aprendizagem criativa em espaços formais e informais de educação pelo Brasil e até fora. Acredito que a aprendizagem está presente em tudo, em todos os lugares, o tempo todo.